Acredita-se que os cães enxergam o mundo em preto e branco, como um filme antigo. Mas será que essa ideia é verdadeira?
A resposta é: mito! Na verdade, os cães enxergam cores, mas de forma diferente dos humanos.
Visão Canina: Um Mundo em Tons Azuis e Amarelos
Os olhos dos cães possuem dois tipos de cones, células responsáveis pela percepção das cores. Nós, humanos, temos três tipos de cones, o que nos permite enxergar uma gama maior de cores, incluindo vermelho, verde e azul. Já os cães enxergam principalmente tons de azul e amarelo, além de cinza.
Isso significa que, para um cão, a grama pode parecer mais amarelada do que verde, e o céu azul pode ter um tom mais acinzentado.
Visão Noturna Superior
Embora os cães não enxergam todas as cores como nós, eles possuem uma visão noturna muito mais apurada. Isso porque seus olhos possuem mais bastonetes, células responsáveis pela visão em baixa luminosidade.
Conclusão: Um Mundo Canino Único
Apesar de não enxergar todas as cores como os humanos, os cães possuem uma visão adaptada às suas necessidades. A visão noturna superior os ajuda a caçar e se locomover no escuro, enquanto a percepção de tons de azul e amarelo é importante para a comunicação entre eles.
Portanto, da próxima vez que você vir seu cão brincando no parque, lembre-se: ele está enxergando o mundo de uma maneira única e especial!
Lembre-se: o objetivo do blog é informar e entreter o público de forma leve e descontraída.
Comments